Trecho urbano da BR-381 em Ipatinga recebe ação especial de limpeza e sinalização


Em mais uma ação para melhoria das condições estéticas e paisagísticas da cidade, a Prefeitura de Ipatinga iniciou na segunda-feira (21) um amplo trabalho de limpeza nos canteiros e margens da avenida Pedro Linhares Gomes, o trecho urbano da BR-381 em Ipatinga. Realizado nos dois sentidos do trajeto, desde o bairro Horto até a saída para Governador Valadares, o serviço abrange cerca de 32 Km.


As equipes realizam a coleta de entulhos, lixos e estão orientadas ainda a recolherem detritos que caem dos caminhões, além de renovarem pinturas em meios-fios e procederem as capinas em toda a extensão. Os condutores de veículos devem ter maior atenção ao transitarem pela região. A previsão é de que a intervenção dure 60 dias.


De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), o chefe do Executivo recomendou que, devido ao alto fluxo de veículos registrado diariamente na via, haja uma atenção especial quanto à manutenção do trecho. Assim, a ação deverá ser executada periodicamente e com devida sinalização no trânsito.


Problema recorrente

Conforme informa o Departamento de Serviços Urbanos (Desurb), todos os dias são recolhidos, em toda a cidade, cerca de 180toneladas de entulhos. “O poder público é desafiado a lidar permanentemente com a questão do descarte irregular de objetos de toda ordem. Por falta de consciência de muitos, um número significativo de trabalhadores precisa ser acionado para combater esse problema recorrente, quando poderia estar ocupado em outras frentes importantes de atendimento a demandas da comunidade”, observa o diretor da repartição, Marciano Barbosa.


“Muitos talvez desconheçam, mas o munícipe com descartes maiores a fazer tem a alternativa de transportar o entulho de sua construção, por exemplo, até o aterro sanitário da Vital Engenharia, que é a empresa que presta serviço de limpeza no município. Levando o entulho, ele pagará a quantia de R$ 0,09 por quilo. Outra providência seria alugar uma caçamba, normalmente mais dispendiosa”, ressalta ainda.


O aterro sanitário fica localizado junto à BR 381, Km 235, altura do bairro Águas Claras, em Santana do Paraíso. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h.


Penalidades

A Sesuma alerta aos munícipes sobre as consequências para quem for pego realizando descarte irregular do lixo e entulho. Os infratores estão sujeitos a uma multa de R$ 375,60 e, em caso de reincidência, o valor é dobrado. A base de cálculo está especificada no art. 45 do Decreto Municipal 4.435, de 2001.


Denúncias sobre descarte incorreto de lixos e entulhos podem ser comunicadas à Sesuma pelos telefones 156 e(31)3829-8514.


#atvdopovo

#12anos

#aGenteSeEncontraAqui


fonte:secom/pmi

0 visualização0 comentário