Quem é André Mendonça, escolhido por Bolsonaro para vaga de ministro da STF; Senado terá de aprovar

Atual advogado-geral da União será indicado para a vaga do ministro Marco Aurélio Mello, que se aposenta no próximo dia 12. Mendonça terá de ser aprovado em sabatina no Senado.


foto:internet/google

Anunciado publicamente nesta quarta-feira (7) para uma vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça participa do governo desde o início do governo Jair Bolsonaro, em janeiro de 2019.

Mendonça terá se submeter a uma sabatina no Senado. Em seguida, a indicação será votada no plenário. Se aprovado, ele substituirá o ministro Marco Aurélio Mello, decano (mais antigo ministro) do tribunal, que se aposenta no próximo dia 12. A formalização da indicação de Mendonça ao Senado deve ocorrer assim que Marco Aurélio se aposentar. Pós-graduado em direito pela Universidade de Brasília (UnB) e pastor na Igreja Presbiteriana Esperança, em Brasília, ele foi Advogado-Geral da União de janeiro de 2019 a abril de 2020, quando foi nomeado ministro da Justiça. Em março de 2021, voltou a chefiar a AGU. Ele é doutor em estado de direito e governança global e mestre em estratégias anticorrupção e políticas de integridade pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Mendonça também já ganhou o Prêmio Innovare, que premia boas práticas do poder Judiciário. O ministro, que como titular da AGU participou das sessões do Supremo Tribunal Federal (STF) e manifestou as posições da União em processos na Corte, tem interlocução com ministros do tribunal. Ele tinha sido escolhido para o cargo na AGU ainda na transição para o governo de Bolsonaro, logo após a eleição, em novembro de 2018.


#atvdopovo

#12anos

#aGenteSeEncontraAqui


fonte:https://g1.globo.com/politica/noticia/2021/07/07/quem-e-andre-mendonca-indicado-por-bolsonaro-para-ministro-da-stf.ghtml?utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_campaign=g1

53 visualizações0 comentário