Promotoria pede arquivamento de ação após professor alterar suástica no fundo de piscina em SC

Wandercy Antonio Pugliesi foi questionado se tinha interesse em assinar um TAC, mas comprovou que havia realizado a descaracterização da imagem. Com isso, a promotoria se manifestou pelo arquivamento do caso. Uso de símbolos nazistas é crime no Brasil e tem pena de reclusão de um a três anos e multa.



A 2ª Promotoria de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) confirmou na segunda-feira (21) que se manifestou pelo arquivamento do procedimento instaurado para apurar eventuais atos ilícitos praticados pelo professor de História que decorou o fundo da piscina da casa com uma suástica nazista. A manifestação segue para análise do Conselho Superior do órgão. O uso de símbolos nazistas é crime no Brasil e tem pena de reclusão de um a três anos e multa.

foto: Antes e depois: Piscina com um símbolo nazista passou por descaracterização — Foto: Montagem/ G1

O procedimento foi encaminhado para o Conselho Superior no dia 15 de junho. O professor Pugliesi ficou conhecido nacionalmente por manter uma piscina com uma suástica nazista em casa. Segundo o artigo 1º da Lei 7.716/89, é crime "fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo". Imagem no fundo da piscina A imagem da piscina foi revelada em 2014 em uma área rural entre Pomerode e Rio dos Cedros, depois que policiais a fotografaram de helicóptero. Em 2016, o processo na área criminal foi arquivado pois o MPSC considerou que ele não fazia propaganda nazista ao manter o símbolo dentro da própria casa. No ano passado, o professor tentou concorrer à eleição como vereador na cidade de Pomerode, no Vale do Itajaí, mas desistiu após o Partido Liberal (PL) pressioná-lo para que retirasse a candidatura. A legenda informou também que iria expulsá-lo.


#atvdopovo

#12anos

#aGenteSeEncontraAqui


fonte:https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2021/06/22/professor-de-sc-conhecido-por-suastica-no-fundo-da-piscina-altera-simbolo-foto.ghtml

6 visualizações0 comentário