Ipatinga começa o ano 2022 com caos no transporte público nesta segunda feira


foto:reprodução/internet

Na manhã desta segunda-feira (03/01), diversos pontos de ônibus ficaram lotados pela falta ou atraso nos ônibus. Segundo relatos extraoficiais, diversas pessoas chegaram atrasadas ao seu local de trabalho, em face, do caos no transporte público no município.

Além de cortar trocadores aos finais de semana, a empresa, não vem cumprindo com a escala determinada em conformidade com a Prefeitura Municipal de Ipatinga.

Denúncias anônimas de superlotação de ônibus da empresa, bem como da falta de mais veículos por toda a cidade em diversos pontos de ônibus foram recebidas na manhã desta segunda-feira.

Procurada, a prefeitura informou:


"O Governo Gustavo Nunes preza pela transparência, respeito, idoneidade, ética e outros valores essenciais para o convívio e administração. Entendemos a indignação diante de fatos como os citados acima, no entanto, no que cabe a prefeitura só podemos atuar dentro do que nos permite a Lei, e todas as providências são tomadas para que os fatos não ocorram novamente.

No entanto, na situação de hoje, é necessário entender que a ação foi baseada na Convenção Coletiva de Trabalho, ou seja, se ficou definido que o comércio ficaria fechado, e com base em experiências passadas o transporte poderia ser reduzido, a falha talvez tenha sido na pouca divulgação, então, foi um fato isolado e resolvido, conforme nota enviada. Quanto aos cobradores, a empresa foi autuada diversas vezes e assim como qualquer processo, até que vire multa, a outra parte tem direito de resposta, então temos que respeitar os prazos previstos em Lei para manter a lisura do processo, e isso vale para todos e não só para a empresa."


Diante das reclamações de usuários do transporte coletivo, a prefeitura antes dessa nota, notificou a empresa, e, emitiu a seguinte nota oficial.

"Prefeitura notifica concessionária para corrigir insuficiência de ônibus:

A Prefeitura Municipal de Ipatinga informa que, diante de muitas reclamações de usuários, contatou imediatamente a concessionária de transporte coletivo acerca da insuficiência de ônibus para atendimento ao público, provocando transtornos aos trabalhadores, na manhã desta segunda-feira (03/01). A empresa se comprometeu a passar a operar com carros de reforço a partir das 13h do mesmo dia, sendo que já na terça-feira (04/01) a programação normal estará restabelecida.


A Saritur justificou que a excepcional redução dos ônibus, com a decisão de atuar com a programação dos horários de sábado nesta segunda-feira, se deu em função da Convenção Coletiva de Trabalho que definiu o fechamento do comércio da cidade nos dias 3 de janeiro, 28 de fevereiro, 1º e 2 de março, a fim de compensação das horas-extras trabalhadas em virtude do horário especial de Natal.


Ainda segundo a concessionária, o aviso da alteração foi fixado em todos os ônibus no dia 30/12/2021. Contudo, como a Administração Municipal não foi comunicada oficialmente com a anterioridade necessária, sendo a medida tomada de forma abrupta, a empresa foi advertida."


Você usuário do transporte coletivo público de Ipatinga e região, pode fazer sua denúncia pelos canais de Ouvidoria da Prefeitura de Ipatinga ou de seu munícipio, bem como, entrar em contato com nossa equipe de reportagem pelo whatsapp/telegram (21) 96927-0607, ou se inscrevendo gratuitamente em nosso portal ATVDOPOVO.NET ou mandando um email para nossa redação ATVDOPOVO@GMAIL.COM - não é necessário se identificar, para que possamos reiterar sua indignação.


Lembrando que o papel de fiscalizar é do seu vereador, aquele que foi eleito através de seu voto nas eleições de 2.020. Cobre do seu vereador o papel de fiscalizar. Será que ele está fiscalizando ou apenas recebendo salário público pago com seus impostos?


#Comente.


#atvdopovo

#12anos

#aGenteSeRevoltaAqui

80 visualizações0 comentário